Não são somente os acessórios que podem deixar seu carro com uma aparência melhor. Alguns cuidados básicos, como a lavagem, podem fazer uma grande diferença. Aparentemente parece ser fácil lavar um carro, mas exige muita atenção, produtos específicos e vontade.

A lavagem feita de modo errado pode causar uma série de prejuízos, como o surgimento de manchas e arranhões. Os cuidados começam logo com o pano a ser utilizado e vão até a limpeza interna do veículo.

Use produtos específicos

carro-lavar-car-wash-luva

Usar sabão em pó ou detergente de louças pode prejudicar a pintura do carro e/ou causar manchas. Caso você não tenha um shampoo próprio, use sabão neutro. Escolha usar luvas de lã natural ou microfibra, que absorvem melhor as partículas. Quando for secar, procure usar as toalhas de microfibra ou algodão. Duas escovas macias também são valiosas: uma para os pneus e outra para as rodas.

Evite manchas

Antes de começar a lavagem, procure deixar o carro em algum lugar que tenha sombra e espere a carroceira diminuir um pouco a temperatura. Isso evita que a água e o sabão sequem e deixem manchas. E isso é para todo o processo: quando estiver lavando, mantenha o carro sempre molhado.

Uma parte depois a outra

Uma ótima dica é começar a lavar o carro de cima para baixo. Teto, vidros, capa, porta-malas, laterais e rodas. Pode ser uma escolha fazer essa sequência só que com as rodas em primeiro lugar. Como as rodas têm mais sujeira acumulada, iniciar por elas pode evitar que os resíduos respinguem no resto do carro quando ele estiver limpo.

Carroceria

Tente começar molhando do teto para baixo. Depois, vista a luva, mergulhe-a em uma mistura de shampoo e água e espalhe a espuma pelo teto. Vire a luva toda vez que for usar em uma nova área e enxágüe-a após usar os dois lados. A mesma técnica pode ser feita nos vidros, capa e tampa traseira.

Laterais

Para lavar a metade superior, não tem problema usar a mesma luva que foi utilizada para lavar a carroceria. Mas a parte inferior acumula mais sujeira e exige o uso de outra luva.

Secagem

carro-lavar-car-wash-secar

Use toalhas de microfibra, algodão ou silicone. Há duas formas de secar o carro: arrastando lentamente a toalha aberta sobre a superfície ou comprimindo-a sobre uma área para absorver a água. Seja qual for o método, como falamos anteriormente, é importante manter o veículo na sombra para evitar o aparecimento de manchas.

Limpeza interna

O interior do carro também merece uma atenção especial, já que é ali que você costuma ficar. Para realizar uma limpeza eficiente, é bom utilizar um aspirador portátil. Dê atenção aos locais mais esquecidos, como cantos e partes internas das portas. Os tapetes de borracha devem ser retirados e lavados com bucha e sabão, e colocados de volta quando estiverem totalmente secos.

Essas são algumas dicas para que você deixe seu carro limpo e sem causar nenhum dano. E lembre-se: é importante o uso de produtos adequados.

Fonte: Gerardo Bastos.

Posts relacionados:

Dicas de limpeza de capotas...

Independentemente do tipo de capota, em primeiro lugar deverá limpá-la com um champô e...

Vai comprar uma picape up?...

Comprar uma picape exige alguns cuidados para fazer valer cada centavo do investimento e,...

Dicas para dirigir melhor em...

Não é raro  ter que lidar com estradas de terra e entradas de acesso mais complicado...